contato@fbenevides.com.br
+55 19 3424-3979     +55 19 99996-9309
Vamos conversar ?
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Suporte
  • Cases
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Suporte
  • Cases
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Suporte
  • Cases
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Suporte
  • Cases
  • Blog
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
Blog
Home Inovação Setor da Tecnologia da Informação cresce no Brasil de forma consistente desde maio de 2020
Inovação

Setor da Tecnologia da Informação cresce no Brasil de forma consistente desde maio de 2020

fbenevides 18 de março de 2022 0 Comentários
Businessman working on tablet in cafe

A máscara no rosto e o álcool nas mãos foram os hábitos mais visíveis, incentivados pela pandemia. Mas existem outros, que devem ficar por mais tempo e que já mexem com a saúde – da nossa economia.

Nos primeiros meses, a Covid obrigou muita gente a ficar em casa. O setor de serviços de tecnologia sentiu um pouco as restrições de funcionamento das empresas. Mas não demorou para elas se adaptarem ao home office nem para os consumidores aprenderem a trabalhar, estudar, até fazer reuniões e comprar pela internet. A partir daí, o crescimento veio mês a mês.

“Tecnologia da Informação vem crescendo de uma maneira consistente de maio de 2020 até agora, até o final de 2021. Serviços de transporte de carga, logística de transporte, armazenagem de mercadorias, todos eles no boom da ampliação do comércio eletrônico que a gente observou desde o começo de 2020”, explica Rodrigo Lobo, gerente de pesquisa mensal de serviços do IBGE.

Renan Pieri, professor de Economia da FGV, acredita que esse bom desempenho vai continuar e influenciar positivamente todo o setor de serviço e até o PIB brasileiro. Mas ele diz que os números poderiam ser ainda melhores.

“O país não se preparou para esse momento que a gente está vivendo, com esse crescimento tão rápido da área de tecnologia, muito mais rápido do que a gente esperava há cinco anos. E com a pandemia, a gente teve uma redução do número de matriculados no ensino superior e no ensino técnico. Então tudo isso deve gerar alguma dificuldade para o setor de tecnologia nos próximos anos de conseguir mão de obra’, relata Renan Pieri.

Por conta do aumento do uso do aplicativo de delivery de comida desde o início da pandemia, uma empresa que desenvolve esse recurso precisou contratar mais 2.100 funcionários da área de tecnologia. Só que outras 449 vagas continuam abertas, por falta de candidatos qualificados para os cargos.

Para não deixar de atender pedidos, a empresa criou um programa de formação de mão de obra. Já distribuiu mais de 4 mil bolsas para formação de profissionais de TI, sendo que 300 pessoas já concluíram os cursos e 150 estão empregadas.

“A gente enxerga o apagão tecnológico, ele é uma realidade. Então faltam profissionais qualificados, e toda empresa sofre com isso. Por outro lado, existe uma desigualdade enorme, e um alto índice de desemprego. Então a gente enxerga que o caminho para solução para ter esses profissionais passa pela capacitação. A gente tem um objetivo de formar e empregar 25 mil pessoas até 2025”, diz Luanna Luna, gerente de Educação do iFood.

A empresa de delivery fez as contas e viu que o investimento em pessoal bem formado voltaria na forma de lucro. Se o país fizer o mesmo, volta como crescimento, ensina o professor da FGV.

“Vai ser bom para os dois. Quando um jovem ele estuda mais, se qualifica, entende melhor o mundo ao seu redor, fica mais preparado, ele não só tem um aumento significativo de renda no futuro, isso transforma a vida dele e da família. Mas também isso acaba aumentando a produtividade do país, e o crescimento econômico”, destaca Renan.

Texto por: G1 Globo | www.g1.globo.com

aplicativo crescimento desenvolve empresas home office Ifood internet país pandemia tecnologia TI
109
2500 Views
2022: o ano do 5G no BrasilAnt2022: o ano do 5G no Brasil11 de março de 2022
Como fica a transformação digital no pós-pandemia?25 de março de 2022Como fica a transformação digital no pós-pandemia?Prox

Posts Relacionados

GPS Map to Route Destination network connection Location Street
Inovação

Caldo Bom investe em geolocalização para otimizar a experiência do consumidor

A Caldo Bom (indústria paranaense do setor alimentício) incluiu os clientes numa...

fbenevides 26 de novembro de 2021
Aplicativo MóvelInovação

Desvendando o Desenvolvimento do SESI RS Mobile: Uma Jornada de Inovação Educativa

A Fbenevides está entusiasmada em compartilhar os bastidores do...

fbenevides 13 de novembro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos
  • fevereiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • abril 2022
  • março 2022
  • fevereiro 2022
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • janeiro 2021
  • dezembro 2020
  • outubro 2020
  • julho 2020
Categorias
  • Aplicativo Móvel 17
  • Dicas 15
  • Inovação 45
  • Loja Virtual 16
  • Marketing 7
  • Sistema Web 19
  • Website 8
Posts Recentes
  • Smads e CJE: parceria propõe apoio a organizações sociais do município
    Smads e CJE: parceria propõe apoio a organizações sociais do município
  • Desvendando o Poder da IA Generativa: Transforme Seu Negócio com a Fbenevides
    Desvendando o Poder da IA Generativa: Transforme Seu Negócio com a Fbenevides
  • Windows no seu IPHONE
    Windows no seu IPHONE
Tags
5G agronegócio android aplicativo aplicativos app crescimento dados desenvolvimento Dicas e-commerce ecommerce empreendedores empresas empresários erp estratégia facebook gestão Google inovação instagram internet investimento investimentos iOS JavaScript logística marketing mercado negócios online pandemia react redes sociais sistema sistemas software tecnologia tecnologias transformação digital vendas vendas online web whatsapp

Nossas soluções são personalizadas de acordo com a sua necessidade e momento. Entre em contato e agende uma visita, teremos o maior prazer em contribuir na realização do seu sonho.
Serviços
Sistema web
Aplicativo móvel
Sistema desktop
Integração de sistemas
Websites
Loja virtual
Páginas
Home
Sobre
Serviços
Suporte
Cases
Blog
Trabalhe Conosco
Contato
Contato
Endereço: Travessa Dr. Eulálio, nº 23 - Sala 1 - Vila Rezende - Piracicaba - SP - 13414-015
Email: contato@fbenevides.com.br
Telefone: +55 19 3424-3979
WhatsApp: +55 19 99996-9309 
Idioma
Fbenevides Tecnologia®. Todos os diretos reservados©.

Feito com por Fbenevides Tecnologia®

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.